Whatsapp na Campanha Eleitoral Como Fazer

Share Button

O Brasil está entre os países que mais utilizam o Whatsapp. São 120 milhões de usuários, o que corresponde a 10% de toda a base do aplicativo. Sendo assim, ele deixou de ser apenas um recurso de comunicação pessoal. Se tornou uma ferramenta de marketing muito poderosa! E, porque não, usá-lo na campanha eleitoral?

Whatsapp na Campanha Eleitoral Como Fazer Anderson Alves Marketing Digital Eleitoral

Whatsapp na Campanha Eleitoral Como Fazer?

2018 é ano eleitoral e, estando 13 meses antes do próximo pleito, quem trabalha nas campanhas já está a todo vapor! Embora oficialmente as atividades ainda não tenham sido iniciadas, é essencial que a imagem positiva dos candidatos já esteja sendo construída.

Veja a seguir algumas dicas preciosas para utilizar o Whatsapp no marketing eleitoral de modo a colher bons resultados.

Usar um número próprio

Vale tanto para os candidatos quanto para cabos eleitorais. Antes de começar a se comunicar com os eleitores via whatsapp, invista em um chip de celular que seja exclusivo para isso. Com o passar do tempo, a campanha vai atingir cada vez mais pessoas que podem recorrer ao aplicativo para tirar dúvidas ou fazer sugestões. É bom não misturar com o número pessoal. Assim o candidato não terá dificuldades para administrar o tempo de dedicação durante a campanha eleitoral.

Escolha da foto de perfil e do status

Na foto de perfil do whatsapp, o rosto do candidato deve estar bem nítido e em foco. A imagem precisa ser atual e mostrar a pessoa com uma expressão serena e confiante. Transmitindo credibilidade para quem a vir.
O status do whatsapp também deve ser personalizado. Futuramente, quando a eleição estiver mais próxima, o ideal é colocar o número do candidato nesse espaço. Por enquanto, ele pode ser usado para divulgar o site ou as redes sociais ou até uma frase que resuma a proposta para a comunidade.

Whatsapp Web

Essa é a forma mais estratégica de utilizar o whatsapp em campanhas. Acessando o aplicativo pelo computador, você pode escrever a mensagem em um documento do Word ou no bloco de notas e utilizar o recurso de copiar e colar. Isso vai otimizar o tempo e funcionar como um grande call center eleitoral!

Grupos x lista de transmissão

Criar grupos no whatsapp com a população dificilmente será uma boa ideia, porque o risco é grande. Certamente, muita gente vai estar lá apenas para criticar e ofender, às vezes até em nome de outro candidato. Por isso, a melhor forma de enviar uma mensagem para vários destinatários é criando listas de transmissão. Funciona como se cada um estivesse recebendo o conteúdo individualmente, mas sem que o emissor tenha esse trabalho.

Só recebe uma mensagem enviada por lista de transmissão quem tiver aquele número salvo no celular. Isso também é um ponto positivo, porque ajuda a direcionar o contato apenas para quem está realmente interessado em receber propostas.

Vídeos curtos

Vídeos também funcionam muito bem para o marketing eleitoral, mas não devem ultrapassar os 15 segundos, tanto para não cansar o eleitor quanto para não sobrecarregar demais a memória do aparelho e o seu pacote de dados da internet.

Para você entender melhor, eu preparei uma vídeo aula explicando vários detalhes de como fazer uma Campanha Eleitoral usando o Whatsapp.

Vídeo Aula Ensina Como Usar o Whatsapp na Campanha Eleitoral (Clique na Imagem, Abaixo, para Assistir)

Clique na Imagem para Assistir Campanha Eleitoral no WhatsApp Como Fazer

Este conteúdo ajudou você?

Deixe um comentário, no espaço abaixo,  com sua dúvida.
Será um prazer responder sua pergunta!

Whatsapp na Campanha Eleitoral Como Fazer Anderson Alves Marketing Digital Eleitoral

4 Comentários


    1. Obrigado Ulisses!
      Essas são apenas algumas estratégias para whatsapp.
      É possível fazer muito mais!
      Continue acompanhando as dicas do blog Marketing Digital Eleitoral

      Responder

    1. legal João!

      Continue acompanhando as dicas do blog Marketing Digital Eleitoral
      O mercado político eleitoral esta carente por profissionais especializados em estratégias digitais.

      Sucesso!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.