Finanças Públicas Municipais: Seu Projeto para a Próxima Eleição

Share Button

Finanças Públicas Municipais é um assunto desconhecido pela maioria dos candidatos. Muitos, por não terem influência, autoridade e, o principal, um projeto bem definido, que tenha aderência de pessoas interessadas, se decepcionam com o resultado da campanha eleitoral. A partir de hoje essa história vai mudar!

Finanças Públicas Municipais Seu Projeto para a Próxima Eleição Robson Cutrim Marketing Digital Eleitoral

É importante que você saiba que o maior acesso à internet e o uso intenso das mídias sociais estão transformando a maneira como as pessoas consomem conteúdo político. Nesse novo contexto, estão vencendo as eleições os candidatos que investiram na construção de um legado e conquistaram seguidores através da defesa de uma causa.   

Dado o cenário de corrupção, má-gestão e descaso com o dinheiro dos cidadãos que pagam impostos,

___________________________________________________

as Finanças Públicas Municipais é o projeto, COMPROVADO, que qualquer candidato sem projeto deve começar

___________________________________________________ 

para construir autoridade, influência e aderência de pessoas para sua campanha eleitoral.

Acompanha comigo o raciocínio e eu vou provar isso para você. Em seguida, vou dar dicas valiosas de como usar essa causa no seu projeto de persuasão e comunicação com sua audiência.

A decadência da velha política e a importância das redes sociais nas eleições

As últimas eleições mostraram a decadência das antigas estratégias de campanha eleitoral: recursos de campanha, tempo de TV e apoio político partidário tiveram alcance limitado no desempenho dos candidatos. Esses recursos não foram eficientes em trazer votos e garantir a eleição de figuras tradicionais da política brasileira.

Segundo o especialista Anderson Alves, criador do canal Marketing Digital Eleitoral, os dados das eleições de 2018, disponíveis na página do TSE, demonstraram que candidatos que investiram muitos recursos na campanha não necessariamente foram eleitos.

Por outro lado, os resultados demonstram que foram os influenciadores digitais os maiores beneficiados pela estratégia de campanha pelas redes sociais. Ela foi a que apresentou menor custo por voto e a que provocou renovação na Câmara dos Deputados em mais de 50% das vagas.

Os resultados das últimas eleições só vieram a reforçar a importância de um projeto político construído em torno da confiança e fidelização na temporada que antecede o período eleitoral.

Academia de Vereadores Canal no Telegram com Anderson Alves

A difícil realidade financeira dos municípios

O último Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) mediu o que as pessoas já sentem no dia a dia: mais de 80% das prefeituras estão em situação fiscal ruim ou difícil. Em outras palavras, a maioria das prefeituras estão quebradas!

As causas desse cenário desolador são:

  • Corrupção
  • Má-gestão
  • Compromissos de gasto maior que a capacidade de arrecadação
  • Engessamento das regras do orçamento público
  • Má repartição da receita tributária entre as unidades da Federação (União, Estados e Municípios)

Já as consequências são bem conhecidas pela população, especialmente a mais carente de recursos.
São:

  • filas em hospitais,
  • baixa qualidade da educação pública,
  • ruas esburacadas,
  • pessoas desempregadas,
  • falta de tratamento de esgoto,
  • falta de casa para morar etc.

Isso tem gerado nos eleitores enorme falta de confiança na classe política tradicional como canal para representação das vozes das ruas e como solucionador dos problemas sociais. Os efeitos disso já vem sendo percebido nas urnas desde as eleições municipais de 2012, fenômeno que só cresceu desde então.

É nesse momento que a maioria dos candidatos pensa ser suficiente vir às redes sociais denunciar políticos e apontar problemas que as pessoas já estão cansadas de saber que existem.

Muito candidato adora falar que o político não está fazendo nada. Mas fazendo nada aonde?

  • Qual verba foi ou deixou de ser destinada?
  • De onde vem os recursos que financiam a educação, a saúde e a assistência social?
  • Como captar mais recursos para o meu município?
  • Onde pesquisar essas informações?

O candidato precisa entender que o Marketing Digital Eleitoral só tem sucesso através da entrega de conteúdo de qualidade. Se você vai falar dos problemas financeiros do seu município precisará ter argumentos para atrair, influenciar e converter pessoas em eleitores fiéis.

Candidato sem projeto pode ser um fiscalizador?

Sim, o candidato ou candidata que deseja ser eleito para cargo político, mas está com dificuldades em se destacar (falta de causa ou de carisma) pode adotar a fiscalização das Finanças Públicas Municipais como eixo para atrair pessoas para o seu projeto político.

A desconfiança das pessoas na classe política passa pelo descaso, falta de representatividade e de informação sobre a gestão da coisa pública. Para lidar com essa desconfiança e começar a construir sua autoridade, o candidato precisa ser fonte confiável de informação e entregar conteúdo relevante e de qualidade aos seus seguidores.

Se o candidato quer provar que será capaz de trazer soluções para os problemas sociais da sua cidade após eleito, ele precisa mostrar que é capaz de implantar e entregar algum serviço HOJE, muito antes das eleições. E essa entrega pode ser um relevante serviço de utilidade pública: a fiscalização das contas públicas e dos serviços prestados pela prefeitura.

Entendendo das Finanças Públicas Municipais e do funcionamento básico da máquina administrativa, o candidato pode ainda ser ponto focal de movimento que reivindique melhorias para a cidade e exija prestação de contas dos recursos públicos.

Esse processo de OUVIR os anseios da sociedade, PROPOR soluções e PRESTAR CONTAS deve ser estabelecido de forma contínua com seus seguidores. As Eleições de 2018 demonstraram que as pessoas estão cada vez tolerando menos o político que só aparece a cada quatro anos com promessas sem qualquer viabilidade financeira dada a situação dos cofres da prefeitura. (Que dirá um candidato desconhecido hein?)

Faça Sua Inscrição no Canal Marketing Digital Eleitoral no Youtube

Como dar os primeiros passos?

Antes de fazer da Finanças Pública Municipais o seu projeto, tenha atenção com os seguintes aspectos:

  • Ouça as vozes das ruas. Sua investigação sempre deve partir de uma demanda real das pessoas do seu bairro ou da sua cidade. Tem muito candidato que adora já chegar propondo projeto que não se alinha com as prioridades das pessoas.
  • Proponha-se a fazer uma investigação profunda antes de sair por aí denunciando um problema. Quais são as causas do problema? Seria possível fazer diferente? Por que? Fundamente a sua opinião. Isso é fundamental para a construção da sua AUTORIDADE.
  • Verifique a fonte das informações. Sua CREDIBILIDADE depende disso. Já imaginou o efeito de basear seu conteúdo em informações falsas ou duvidosas?
  • Sempre que possível, traga a versão dos citados. Se encontrou algo errado num contrato da prefeitura, por exemplo, questione-a formalmente sobre as irregularidades que você detectou ou aspectos que lhe geraram dúvidas. Posteriormente, o seu conteúdo deve analisar essa resposta e avaliar se ela tem cabimento do ponto de vista legal ou diante das prioridades sociais da cidade. Essa prática vai alavancar ainda mais sua AUTORIDADE.
  • Proponha soluções. Posicione-se e, mais uma vez, fundamente sua opinião. Não basta denunciar, é preciso explicar para sua audiência, de maneira simples e clara, que existem soluções disponíveis para o problema em questão, mas que não está sendo adotada pela prefeitura ou câmara de vereadores.
  • Não “mate” seu público de tédio com o uso excessivo de tabelas, gráficos e números. Traduza o significado dessas informações a partir de conceitos do cotidiano das pessoas. Essa habilidade é fundamental na arte de INFLUENCIAR pessoas.

Seu primeiro passo deve ser a busca de aumentar seu conhecimento sobre Finanças Públicas Municipais. Os dados sobre a gestão dos governos estão mais acessíveis hoje em dia por causa da internet, mas não adianta nada ter facilidade de acessar informação e não saber o que ela diz nem o que fazer com ela.

Minha dica é que você comece estudando o Art. 30 e 37 da Constituição Federal. O primeiro estabelece quais são as competências dos municípios. Tem muito candidato que gosta de propor projetos mirabolantes que, quando vamos investigar, nem são da alçada dos municípios. O segundo artigo trata de princípios e regras gerais para toda a Administração Pública no Brasil.

Em seguida, estude a Lei de Acesso à Informação (LAI). Trata-se da Lei nº 12.527/2011, de abrangência nacional (não só na esfera federal), e que visa garantir o acesso a informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral sobre a gestão da coisa pública.

A LAI, dentre outras regras, estabelece a publicidade das informações como regra e o sigilo, exceção. Além disso, deixa claro que não há necessidade de justificativas para se ter acesso à informação.

Com base nessa Lei, o site da Transparência do seu município é a primeira fonte que você deve procurar para obter informações sobre receitas, despesas, contratos e convênios, tanto da prefeitura quanto da câmara de vereadores.

Se o site da Transparência não existir, ou se ele não tiver as informações que você procura, faça uma petição no Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) na sede da prefeitura ou por meio da internet (e-SIC) se existir. É um direito de todo cidadão estabelecido no inciso XXXIII do art. 5o da Constituição e na LAI.

Este conteúdo ajudou você?

Deixe um comentário, no espaço abaixo,  com sua dúvida.
Será um prazer responder sua pergunta!

Finanças Públicas Municipais Seu Projeto para a Próxima Eleição Robson Cutrim Marketing Digital Eleitoral

38 Comentários


  1. Parabéns pelo artigo amigo!
    Simplesmente revelador!
    Candidatos a vereador, por ser a classe mais baixa da política e na sua maioria ter apenas o segundo grau, precisam acessar esse artigo.
    Vivem choramingando dizendo que não tem oportunidade. São toupeiras e pensam mais no salário do que na realização do trabalho em favor da comunidade.
    Não conhecia seu blog. Agora já assinei e vou ler todos os artigos!!!
    Parabéns!

    Responder

    1. Obrigado pela retorno Luciano,

      Finanças públicas municipais é uma matéria excelente para todos os candidatos, parlamentares e profissionais estudarem e construírem um projeto relevante.

      É um assunto desconhecido pela maioria e aqueles que se apropriarem desse conhecimento COM CERTEZA farão a diferença!

      Continue participando com perguntas

      Sucesso!

      Responder

    2. Muito obrigado pelo seu comentário Luciano Freitas. A verdade é que o vereador tem sim muito poder, mas por desconhecimento ou má-fé a maioria não utiliza sua força, dada pela Constituição, em favor das pessoas. Mas as coisas estão mudando e quem não se alinhar aos novos tempos será varrido do mapa político, mais cedo ou mais tarde. Por incrível que pareça, Finanças Públicas Municipais deveria ser o conhecimento mais básico que qualquer vereador ou prefeito deveria saber. Passo a passo vamos ajudar isso a mudar no Brasil.

      Acompanhe nosso blog e nosso canal no YouTube que muito mais vem por aí. Forte abraço.

      Responder

  2. CARA ISSO É UM TRIBUTO A TRANSPARENCIA!!!!!

    GOSTEI MESMO……

    CHEGA DE MARKETEIROS GANANCIOSOS POR DINHEIRO E QUE SO COLOCAM VAGABUNDO NO PODER — QNDO GANHAM……HAHAHAHAH

    VOU MANDA ISSO PARA VEREADORES PREFEITO E CANDIDATOS QUE ACHAM Q SABEM DE ALGUMA COISA

    VALEUUUUUUUUUUUUUU

    Responder

    1. Obrigado pelo retorno Carla,

      A nossa intenção aqui é criar um grupo de pessoas comprometidas com essa transparência, mas que saibam também propor soluções e não apenas falar mal de prefeitos e vereadores

      Continue participando conosco!

      Responder

    2. Obrigado Carla,

      O tempo de fazer o que bem entende com os recursos públicos e às escondidas acabou! Acabou também as desculpas de quem se sente indignado com essa situação. Além de uma Lei que resguarda nosso acesso à informação, há uma farta quantidade de dados na internet, seja no Governo Federal, seja nos governos subnacionais.

      Acompanhe nosso blog e nosso canal no YouTube que muito mais vem por aí. Forte abraço.

      Responder

    1. Obrigado pelo retorno Jonas,

      O Robson é o maior especialista no Brasil em Finanças Públicas Municipais!

      Continue acompanhando nosso conteúdo semanal ok?

      Sucesso!

      Responder

    2. Obrigado Jonas.

      Acompanhe nosso blog e nosso canal no YouTube porque muito mais vem por aí. Forte abraço.

      Responder

  3. Excelente.

    Parabéns pelo trabalho na melhoria da gestão no setor público.

    Adorei.

    Responder

    1. Obrigado pelo retorno Narciso,

      O Robson Cutrim é o maior nome do Brasil no segmento Finanças Públicas Municipais!

      Continue acompanhando nossos posts semanais ok?

      Sucesso!

      Responder

    2. Obrigado Narciso.

      Continue nos acompanhando porque muito mais vem por aí.

      Um abraço.

      Responder

  4. Com esta publicação o Robson deu o MAPA DA MINA para quem deseja atuar no Funcionalismo Público Municipal, como vereador POPULAR da sua cidade.

    Quem quer faz, quem não quer dá desculpas e fica só enchendo linguiça na cadeira.

    2020 é o ANO DA MUDANÇA TOTAL no Brasil.

    Isso é o que queremos e faremos da melhor forma possível.
    Forte abraço.

    Responder

    1. Grande parceiro Patrick!

      Isso mesmo!

      Esse artigo do Robson Cutrim é o ponta pé inicial para o maior projeto político já visto no Brasil para candidatos sem projeto ou aqueles que querem fiscalizar seus municípios com argumentos propositivos e não saber por onde começar

      Sucesso!

      Responder

    2. Salve salve Patrick, grande parceiro!

      Obrigado pelo comentário.

      O vento de mudança já começou faz tempo e tem gente acreditando que não será atingido porque no seu município tudo é diferente.

      Farei todo possível para compartilhar meus anos de experiência e meu conhecimento em prol de uma Gestão das Finanças Públicas mais eficiente e transparente no Brasil.

      Sigam-me os bons!

      Responder

  5. gostei muito do texto do robson
    sou candidata e quero aprender com suas dicas
    não conhecia o seu blog, mas ja vi que aqui estou no caminho certo pra minha campanha
    obrigada

    Responder

    1. Obrigado pelo retorno Maria,

      Continue acompanhando toda semana os nossos posts ok?

      O Robson Cutrim tem uma área específica com todos os artigos dele

      Sucesso!

      Responder

    2. Obrigado pelo retorno Maria Calixto.

      Com meus conteúdos na área de Gestão e Finanças Públicas Municipais e os ensinamentos do Anderson em Liderança, Comunicação e Conversão as candidatas e candidatos não têm mais porque atirar no escuro na campanha.

      Continue nos acompanhando porque muito mais vem por aí.

      Sucesso e um forte abraço!

      Responder

  6. Vocês do Marketing Político são incríveis, suas dicas realmente alavanca nossa candidatura
    Meus parabéns a toda equipe
    👏👏👏👏👏

    Responder

    1. Obrigado pelo retorno Ricardo,

      O Robson Cutrim começa a partir de hoje a escrever para a nossa coluna Finanças Públicas Municipais

      Continue acompanhando os nossos posts semanais ok?

      Sucesso!

      Responder

    2. Obrigado Ricardo.

      Agora é muito importante por em prática e dar um feedback pra gente.

      Continue nos acompanhando porque muito mais vem por aí.

      Um forte abraço.

      Responder

  7. ROBSON SO FALANDO DE FINANCAS DA PREFEITURA POSSO TER CHANCE DE ELEGER????
    PORFAVOR ME AJUDE QUERO UMA DIRECAO
    DEUS ABENCOE ESSE BLOG!!!!

    Responder

    1. Olá Antônio.

      Muito boa sua pergunta.

      Falar de Finanças Públicas Municipais ou de qualquer outro tema não é suficiente para garantir sua eleição.

      Você precisa ir pra rua, ouvir as pessoas, ouvir suas bases e lideranças locais, entrevistar servidores ou políticos da Prefeitura ou da Câmara etc.

      A internet, seja por meio de blog ou YouTube, deve ser entendida apenas como ferramenta de comunicação. Ela é ótima para disseminar conteúdos RELEVANTES e fazer sua mensagem chegar ao maior número possível de pessoas.

      Mas é seu contato com o povo e as soluções que você conseguir trazer que vão fazer a diferença!

      Boa sorte no seu projeto!

      Continue nos acompanhando porque muito mais vem por aí.

      Um forte abraço.

      Responder

  8. Parabéns pelo brilhante e elucidativo artigo. Foi de grande proveito e importância para todos.

    Responder

    1. Obrigado pelo retorno José,

      O Robson Cutrim vai continuar conosco escrevendo artigos para ajudar candidatos, entre outros, a conhecer melhor os aspectos da finanças pública municipais

      Continue nos acompanhando toda semana ok?

      Sucesso!

      Responder

    2. Agradeço o comentário José Alves,

      Continue nos acompanhando porque muito mais vem por aí.

      Um forte abraço.

      Responder

  9. Excelente Oportunidade para obter sucesso na campanha

    Responder

    1. Obrigado pelo retorno Jose,

      Aqueles candidatos, políticos e profissionais que colocarem em prática as dicas do Robson Cutrim serão diferenciados em suas propostas.

      Continue acompanhando nossas dicas semanais ok?

      Sucesso!

      Responder

    2. Olá José Reinaldo. Obrigado pelo seu comentário.

      Vamos preencher uma lacuna de conhecimento para candidatos que querem projetos sérios.

      Continue nos acompanhando porque muito mais vem por aí.

      Um forte abraço

      Responder

  10. Eu estou colocando isso em prática Anderson,descobri um furo de verba indenizatória na Câmara de Cuiabá,fiz uma petição usando a lei de acesso e estou esperando os dados para fazer o uso correto deles.

    Responder

    1. Obrigado pelo retorno Alexandre,

      Muito bom saber que está colocando as dicas do Robson Cutrim em prática! E isso é apenas o começo!

      Nos avise sobre os resultados ok? Assim mais pessoas poderão entender como usar as Finanças Públicas Municipais como projeto político de profunda argumentação.

      Sucesso!

      Responder

    2. Agradeço o comentário Alexandre.

      Resultados só virão com conhecimento e prática.

      Não deixe de dar um feedback sobre seus resultados, ok?

      Continue nos acompanhando porque muito mais vem por aí.

      Um forte abraço

      Responder

  11. Conteúdo de extrema relevância e com diplomacia!
    De longe sei que o Robson Cutrim e o Anderson Alves são hoje uma referência no segmento e os que dedicarem e trabalharem com todo sua força com o que tem, será bem SUCEDIDO!
    Um abraço meus parceiros !

    Responder

    1. Obrigado pelo retorno Rafa,

      Continue acompanhando as nossos posts semanais. O Robson Cutrim inaugura, com esse post, a coluna Finanças Públicas Municipais.

      Sucesso!

      Responder

    2. Olá Rafa Church! Agradeço seu comentário.

      Estaremos aqui para contribuir com aqueles que desejam construir uma carreira política direcionada a resolver problemas da sociedade.

      Continue nos acompanhando porque muito mais vem por aí.

      Um forte abraço

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.