Gatilhos Mentais 6 Dicas para se Conectar com os Eleitores

Share Button

Gatilhos Mentais? O que garante o voto não são apenas as propostas de um candidato, mas, em conjunto com isso, a sua capacidade de se conectar com os eleitores. Porque é isso que as pessoas esperam. A população deseja se sentir mais próxima dos seus representantes. Portanto, quem consegue transmitir isso já, durante a campanha, certamente sai na frente!

Gatilhos Mentais 6 Dicas para se Conectar com os Eleitores Anderson Alves Marketing Digital Eleitoral

Gatilhos Mentais 6 Dicas para se Conectar com os Eleitores

As dicas apresentadas aqui, fazem parte de um profundo estudo feito pelo renomado psicologo social experimental Robert Cialdini.
O seu estudo revelou quais princípios psicológicos influenciavam a tendência a concordar com uma solicitação.
Ele descobriu, depois de muitas pesquisas, os traços dos “Profissionais da Persuasão”. Pessoas (candidatos, políticos, vendedores, empresários, palestrantes) hábeis na arte de convencer os outros.

Sua pesquisa resultou em 6 princípios fundamentais da persuasão. O que ele chama de gatilhos mentais. E que, quando bem usados, são praticamente impossíveis de não dar resultados.

São eles:

Reciprocidade

Aproveite a internet para estabelecer uma comunicação com os eleitores que seja recíproca, ou seja, responda às dúvidas e anseios que aparecerem na rede, dialogue. Isso serve para estimular os seguidores, a fim de que eles também se sintam mais à vontade para debater na internet em vez de apenas observar passivamente aquilo que é publicado.

Compromisso e coerência

Isso vale especialmente para os candidatos que já têm uma vida pública, seja na política ou não. Não dê margem para ser acusado de incoerência e hipocrisia. Não assuma um discurso se, na prática, as suas atitudes forem diferentes. Esse é o maior repelente para os eleitores, porque eles estão a procura de alguém em quem possam confiar.

Assuma um compromisso e seja transparente com aqueles que lhe seguem. Transparência é a chave para se aproximar dos eleitores e estabelecer uma conexão real.

Faça Sua Inscrição no Canal Marketing Digital Eleitoral no Youtube Anderson Alves

Aprovação social

Haja de modo que essas atitudes sejam aprovadas pela sociedade, evitando entrar em polêmicas (que podem até aumentar a sua audiência, mas por pouco tempo e de modo negativo). Apoie causas que sejam importantes e que estejam em alta, como o empoderamento feminino e a valorização aos idosos, por exemplo.

Afeição

Esse gatilho está mais no campo emocional. Não é preciso assumir um tom agressivo para se posicionar, muitas vezes, falar de forma que desperte uma sensação de cumplicidade em quem houve, é bem mais eficiente. Isso gera uma ligação emocional e deixa o receptor da mensagem mais aberto a ouvir o que você tem a dizer e com uma tendência maior a receber isso bem.

Autoridade

Um dos pontos mais importantes é a autoridade no sentido de falar com propriedade, ou seja, demonstrar sempre que você domina aquilo que está dizendo. Que estudou gestão pública, ou que já conviveu com idosos, ou que já lutou antes contra a violência doméstica, por exemplo. Por isso, é interessante sempre conduzir a campanha dentro de um caminho que você já tenha trilhado antes, porque essa experiência é o que vai permitir que o candidato fale com uma boa dose de autoridade.

Escassez

O Brasil enfrenta uma das piores crises políticas de toda a sua história. O sentimento geral por parte da população é de descontentamento com os parlamentares atuais. A falta de esperança de que toda essa corrupção possa um dia acabar. É aí que entra o gatilho mental da escassez, porque significa ser diferente no meio de tantos iguais, mostrar-se raro.

E o que é um político raro para a maior parte dos brasileiros atualmente? É um político honesto e que pode provar que é realmente comprometido com os anseios do povo.


Você ou o seu candidato, político usam esses gatilhos mentais na campanha eleitoral digital?


Este conteúdo ajudou você?

Deixe um comentário, no espaço abaixo,  com sua dúvida.
Será um prazer responder sua pergunta!

Gatilhos Mentais para se Conectar com os Eleitores Anderson Alves Marketing Digital Eleitoral

6 Comentários


  1. amei essas dicas, veio em um momento propício, suas dicas tem ajudado bastante em meu dia a dia no trabalho.

    Responder

  2. Anderson, teoricamente estou usando todos os gatilhos citados. Parece -me que estou no caminho certo… Quanto as causas que apoio, naturalmente fui sendo conduzida para inclusão social, com foco na pessoa com deficiencia e por ser mulher, automaticamente, empoderamento feminino. Minha conexão com mulheres em relação a homens é de 80%. Vou continuar nesta linha… Obrigada por nos direcionar. Ah! Estou procurando outra palavra pra substituir “empoderamento”, não gosto desta..

    Responder

    1. Obrigado Raquel!

      Gatilhos mentais são estratégias usadas antes mesmo de uma pessoa pensar em se candidatar.
      Quando usados com maestria, certamente os resultados são percebidos!
      Na verdade, os candidatos precisam mostrar uma liderança, ter firmeza naquilo que acreditam e falam. Por que se não, o que vão publicar na internet e redes sociais?
      Sobre empoderamento – pesquise no dicionário de sinônimos, você vai encontrar várias dicas lá ok?

      Continue acompanhando as dicas do Blog Marketing Digital Eleitoral

      Sucesso!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.