Como Construir ou Destruir a Reputação de um Candidato com Vídeos

Share Button

Vídeo é a mídia que mais se conecta com as pessoas. De acordo com a pesquisa da CISCO, em 2019, mais de dois terços do tráfego IP global terá origem nas conexões móveis (incluindo WiFi), ao passo que o vídeo IP representará cerca de 80% do total de tráfego. Então você deve considerar esta estratégia na sua campanha eleitoral.

Como Construir ou Destruir a Reputação de um Candidato com Vídeos Anderson Alves

Como Construir ou Destruir a Reputação de um Candidato com Vídeos

O acesso a internet tem dado poder a anônimos e transformado pessoas comuns, através de canais no Youtube ou lives no Facebook, em celebridades da noite para o dia.

A maioria são aventureiros. Pessoas explorando novos formatos. Testando possibilidades para interagir com amigos, um grupo da faculdade, fazer uma piada, fazer algum trabalho de escola, falar sobre um hobby preferido ou simplesmente manifestar uma opinião sobre fatos políticos, denúncias ou reclamações.

Outros, já conhecem um pouco mais sobre como interagir apropriadamente através da produção de vídeo mais elaborados. Criam canais dedicados a temas específicos, criam vinhetas de abertura, fazem edição de vídeos, possuem um programa semanal, interagem com algumas milhares de pessoas inscritas em seus canais e até ganham dinheiro com a produção e manutenção desses espaços digitais.

Porque usar Vídeos

Os vídeos tem um poder de conexão muito grande com as pessoas. E praticamente qualquer um pode começar um canal próprio gratuito (Youtube, Facebook, Instagram, Periscope, entre outros) e dependendo do tipo de conteúdo, chamar a atenção de centenas, milhares ou milhões de pessoas.


E esta é uma das armas mais poderosas para se usar em um campanha eleitoral. 


Infelizmente, é uma estratégia pouco utilizada por candidatos e mal desenvolvida por equipes de marketing e comunicação de campanhas eleitorais.

A maioria dos vídeos de propaganda de candidatos ás eleições de 2016 ficaram reduzidos  a convocações para carreatas, breves depoimentos de eleitores, jingles de campanha e tudo isso faltando apenas 45 dias para a votação.

Como usar vídeos em uma campanha eleitoral

O maior segredo para se construir a reputação de um candidato, com a produção de vídeo, é a antecipação. Quanto maior o tempo antes da eleição associado a uma consistência na produção e divulgação de vídeos, mais poderosa a campanha eleitoral de um candidato se torna na internet.

Como Destruir a Reputação de um Candidato com Vídeos

Imagine o vídeo abaixo (clique na imagem para assistir), que foi produzido recentemente no mês de novembro de 2016, sendo amplamente compartilhado em redes sociais e via whatsapp com 2 anos de antecedência de uma eleição. Pense no estrago e no trabalho que o candidato terá para reverter uma situação como esta apresentada no vídeo. Avalie.

Obs: O conteúdo deste vídeo não reflete a minha opinião. Sou totalmente apartidário.

Aqui não estou analisando se o vídeo foi criado por adversários (que vai acontecer muito nas próximas eleições) ou por alguém do povo. Apenas quero mostrar o impacto de um vídeo negativo para a reputação de um candidato que pretende se candidatar às eleições.

Como Construir a Reputação de um Candidato com Vídeos

Agora perceba o conteúdo do vídeo a seguir. Analise como um conteúdo deste tipo pode ser usado com antecedência na preparação e construção da reputação de um candidato á eleição.

Obs: O conteúdo deste vídeo não reflete a minha opinião. Sou totalmente apartidário.

Já pensou no impacto de um vídeo como este na campanha eleitoral de um candidato?

Dicas para começar agora

Quanto mais tempo de preparação para a criação dos vídeos, mais apurado o nível de engajamento com o público alvo acontecerá. Avalie as dicas a seguir:

  • Comece com antecedência
  • Crie um canal de vídeos do candidato (Youtube é o principal)
  • Invista em conteúdo segmentado e de interesse social
  • Invista na produção dos vídeos (design, imagem, áudio, edição, conteúdo)

Estas interações necessitam de maturação, por isso comece a praticar com antecedência.

Sucesso na sua campanha!

Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário no espaço logo abaixo. Será uma prazer responder você!

Participe da Lista VIP de Dicas de Marketing Digital Eleitoral no WhatsApp
(Não é grupo, é uma lista de transmissão)

Este conteúdo ajudou você?

Deixe um comentário, no espaço abaixo,  com sua dúvida.
Será um prazer responder sua pergunta!

Como Construir ou Destruir a Reputação de um Candidato Anderson Alves Marketing Digital Eleitoral

3 Comentários


  1. Quero muito especializar em marketing eleitoral, material, mídia e tudo mais, quero ver o poder de convencimento que posso ter moldando um candidato

    Responder

    1. Olá Franklin

      Obrigado pelo contato!

      Você pode continuar acompanhando o conteúdo do blog e a lista VIP de dicas no whatsapp

      Sucesso!

      Responder

  2. Tem gente (disfarçado de candidato) já fazendo isto e.nunca ganha uma eleição. Conheço muitos, eles não tem estratégia e nem conteúdo. Seu marketing é o melhor que vi nas redes sociais. Parabéns!
    Marcus Fabius/Marcão da Rodoviária

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.