Chatbot para a Campanha Eleitoral

Share Button

Os meios digitais estão constantemente apresentando novidades, especialmente para melhorar as formas de comunicação. E quem é da área do marketing, sempre recebe isso de braços abertos. Afinal, quanto mais formas de estabelecer contato com o público-alvo, melhor. Neste post, você vai saber mais sobre o que é o chatbot e como pode (e deve) utilizá-lo em uma campanha eleitoral na internet.

Chatbot para a Campanha Eleitoral Anderson Alves Marketing Digital Eleitoral

Chatbot para a Campanha Eleitoral                 . 

As Campanhas Eleitorais estão tomando novos rumos em todo o mundo. Com o maior acesso a internet e o avanço da tecnologia baseada na inteligencia artificial é possível fazer contato com milhares de eleitores – e sem fazer spam – com apenas um clique!

Entenda…

O que é um chatbot?

Mesmo quem não o conhece pelo nome, provavelmente já teve contato com ele. Um chatbot nada mais é do que um pequeno robô desenvolvido para interagir com as pessoas em chats, como Facebook, Skype ou em sites de pessoas/empresas.

É importante destacar que, quando falamos em robô, nos referimos a softwares que se utilizam de recursos da inteligência artificial para estabelecer essa conexão com quem está do outro lado da tela.

Como utilizar?

Em campanhas eleitorais na internet, os chatbots podem assumir várias funções. Algumas delas bem estratégicas e de resultados superiores às meras curtidas e comentários de posts em fanpage .

Comunicação com os eleitores

Esta é a função mais comum, mas nem por isso deve ser ignorada. É possível elaborar respostas padrão para as principais perguntas que o público faz. Assim, o candidato não precisa mobilizar uma equipe para atender a essa demanda. Todos ficam com mais tempo livre para dedicar a outras atividades da campanha que não podem ser delegadas a robôs.

Criação de relacionamento

Mesmo que seja feito por um software, o chatbot amplia as possibilidades de relacionamento com o eleitor. Primeiro porque a sua base são aplicativos de troca de mensagens, como o Messenger, por exemplo, que já é algo mais pessoal. Além disso, ele atua em todas as etapas da construção desse relacionamento. Desde a atração da pessoa, apresentação de propostas e condução para outras etapas.

O chatbot pode ser programado para fazer perguntas e oferecer opções de resposta em forma de botão. Isso faz com que seu uso se torne muito mais eficiente.

Coleta de dados

Essa função de fazer perguntas com o robô também serve para coletar dados sobre os eleitores que depois podem ser usados a favor do candidato durante a campanha. Antigamente, a única forma de fazer isso era parando as pessoas nas ruas com imensos questionários. Agora, a captação de informações ficou mais simples e o processamento dos dados é automático.

E esses dados servem não apenas para orientar os rumos da campanha eleitoral, mas também para personalizar a experiência de cada eleitor. Afinal, vai ser possível identificar o que cada um espera do candidato e, a partir disso, focar na divulgação dessas propostas, mostrando o que é possível fazer e como fazer.

Assine o Canal Marketing Digital Eleitoral no Youtube Anderson Alves

Atenção!

Lembrando que o chatbot deve seguir a linguagem do candidato. Por exemplo: se o seu objetivo é atingir o público mais jovem, é importante que o robô seja elaborado com esse intuito. Comunicando-se no mesmo nível.

No marketing digital eleitoral, todas as ferramentas devem ser utilizadas em conjunto. Assim, podendo estabelecer uma comunicação integrada e trazer resultados efetivos expressos nas urnas. Porque apenas números de seguidores, curtidas e comentários não refletem a intenção real de voto no candidato.
O chatbot pode otimizar o trabalho de toda a equipe trazendo números mais precisos que nortearão as ações durante a campanha eleitoral, evitando a perda de tempo e dinheiro.

Este conteúdo ajudou você?

Deixe um comentário, no espaço abaixo,  com sua dúvida.
Será um prazer responder sua pergunta!

Chatbot para a Campanha Eleitoral Anderson Alves Marketing Digital Eleitoral

22 Comentários


    1. Obrigado Marcela!
      O uso do chatbot para uma campanha eleitoral é uma realidade, mas que poucos candidatos e políticos conhecem
      Continue acompanhando o nosso conteúdo.
      Sucesso!

      Responder

  1. Uma das explicações mais bem feitas que já vi sendo publicada. Parabéns e, com certeza, os Chatbots irão mudar a forma de se eleger candidatos com propostas coerentes e transparentes. É para isso que ele existe.

    Parabéns Anderson!

    Responder

    1. Grande Renato!

      Obrigado pelo contato!

      Realmente o chatbot veio para ficar e vai melhorar toda a estratégia de campanha eleitoral digital.

      Muito trabalho pela frente!

      Sucesso!

      Responder

  2. Está de parabéns Anderson. Explicação clara e objetiva e com uma metodologia inovadora para as próximas campanhas eleitorais.

    Responder

    1. Obrigado Rogério!
      Existem muitas ferramentas baratas e de grande capacidade de promover a conexão entre eleitores e candidatos.
      O mercado ainda é carente por profissionais especializados, mas aqueles que souberem aproveitar está oportunidade serão os novos “marketeiros” político digital
      Continue acompanhando as dicas do blog Marketing Digital Eleitoral
      Sucesso!

      Responder

  3. Excelente conteúdo! Claro, objetivo e muito bem explicado para um público que ainda não percebeu a inovação do chatbot! As pessoas tendem a assustar quando pensam “que é um robô”, mas a melhor forma de desmistificar esse medo da interação com robôs é mostrar com clareza as funcionalidades inteligentes que só é possível obter através desta tecnologia que envolve AI. Se quiser levar um conteúdo estratégico com inteligência para o seu eleitor tenha em mente que “Chatbot” será uma ferramenta essencial. Anderson a dica é fazer um comparativo da inconveniência do telemarketing para naturalidade conveniente da transferência de conteúdo com inteligência via chatbot! Parabéns seu conteúdo é fantástico.

    Responder

    1. Obrigado Adriana!
      O mercado eleitoral político digital precisa de mais profissionais esclarecidas como você, que realmente entendam que as campanha serão mais trabalhosas do que onerosas e que a conexão com o eleitores vai além do que curtidas, seguidores e comentários em redes sociais.
      Continue acompanhando as dicas do blog Marketing Digital Eleitoral
      Sucesso!

      Responder

  4. Algo inovador para ser usado nas campanhas cada dia que passa aumenta o meu interesse pelo marketing digital eleitoral parabéns ANDERSON ALVES pelos ensinamentos.

    Responder

    1. Obrigado Beni!

      O mercado político eleitoral está carente por profissionais especializados em marketing digital.
      São várias oportunidades e poucas pessoas capacitadas que vão além do que, meramente, atualizar redes sociais de candidatos e políticos.
      Continue em contato
      Sucesso!

      Responder

  5. O Chatbot tem um poder avassalador de aproximar e criar um laço de confiabilidade no candidato. Essa aproximação credencia o candidato possuir um grau de relacionamento afetivo entre os dois.

    Vale ressaltar a linguagem a ser utilizado no Chatbot. Essa linguagem deve ser leve e dinâmica, sem muito formalidade.
    Já para o público jovem deve ser usada uma linguagem do mundo da virtualidade cheios de abreviações do tipo: vc, blz, sqn, e etc.

    Com certeza como deixa claro Anderson, os resultado aparecerão e trará o resultado esperado.

    Parabéns Grande Anderson

    Responder

    1. Obrigado Evanilson!
      O chatbot é um tendência e uma necessidade para a produtividade de uma campanha eleitoral feita na internet.
      Mas é preciso prática e criatividade para saber usá-lo, como você observou.
      Continue acompanhando as dicas do blog Marketing Digital Eleitoral
      Sucesso!

      Responder

    1. Obrigado Nilo!
      Continue acompanhando as dicas do blog Marketing Digital Eleitoral
      Sucesso!

      Responder

  6. Muito interessante! Preciso ver na prática… Quem faz a programação do robô? Qual o grau de complexidade? Sao muitas dúvidas… Preciso fazer o curso!

    Responder

    1. Olá Raquel!
      Então, a programação do robô quem faz é você mesma.
      Grau de complexidade simples. Qualquer pessoa pode operar e não precisa ser programador.
      Vou falar mais nos próximos posts e no canal do youtube Marketing Digital Eleitoral >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
      Continue em contato
      Sucesso!

      Responder

  7. Parabéns, Anderson! Explicação clara, sucinta e bem objetiva. Com certeza o chatbot é uma ferramenta diferenciada e que muito tem a contribuir na campanha eleitoral.

    Responder

    1. Obrigado Monique!

      Estamos preparando novos conteúdos em vídeo e artigos para falar mais sobre o assunto!
      O nosso curso já está online e todos podem se especializar agora em chatbot para a campanha eleitoral
      Só acessar o link >>> http://bit.ly/Curso_ChatBot

      Continue acompanhando as dicas do blog,

      Sucesso!

      Responder

  8. Parabéns, professor!
    Estou imergindo nesse universo a pouco tempo. Mas, o suficiente para absorver todo esse riquíssimo conteúdo. Se a campanha que fiz ano passado para um candidato da minha cidade tivesse essa bagagem, a comunicação teria surtido muito mais efeito. Esse artigo do Chatbot é fantástico! Nós comunicadores agradecemos!!!

    Responder

    1. Obrigado Tádzio!

      O melhor é que você esta vendo tudo isso no momento certo!
      O mercado político é carente por profissionais especializados em marketing digital e aqueles que estudarem estas estratégias serão os próximos consultores em campanhas eleitorais e mandatos políticos.
      Continue em contato!
      Sucesso!

      Responder

  9. Anderson, você já esteve envolvido na criação de um chatbot para campanhas ?

    Teria algum material mais sólido para compartilhar ?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.