Aprovação Social A Estratégia Comprovada para Mais Votos

Share Button
Aprovação Social é uma estratégia milenar desconhecida por grande parte dos candidatos e suas equipes de campanha eleitoral. Entender como usar esta poderosa arma de influência, nos último dias que restam para as eleições, pode determinar o sucesso daqueles que aplicarem este princípio comprovado na aquisição de mais votos!  

Aprovação Social: A Estratégia Comprovada para Mais Votos

Onze meses (novembro/2018) para as eleições 2018. A corrida contra o tempo e uma maior força de atuação frente a frente com os eleitores pode ajudar alguns candidatos. E quanto mais estratégico você e sua equipe for nestes últimos dias de campanha eleitoral, melhor. Todas as ações devem ser produtivas, ou seja, fazer mais com menos. Os candidatos devem compreender o que mais se conecta com o eleitor. E todos estão em busca de uma maior Aprovação Social. Mas como você pode usar esta estratégia poderosa na sua campanha eleitoral?

Aprovação Social: Como Funciona

O princípio da Aprovação Social, segundo o especialista em comportamento humano Robert Cialdini, afirma que decidimos o que é correto descobrindo o que as outras pessoas acham que é correto. “Aplica-se especialmente à maneira como decidimos o que constitui um comportamento adequado: consideramos um comportamento adequado em dada situação na medida em que o vemos ser seguido pelos outros.” Cialdini explica: “A tendência a considerar apropriada uma ação quando realizada pelos outros normalmente funciona bem. Via de regra, cometeremos menos erros agindo de acordo com as evidências sociais do que contra elas. Em geral,

…quando muitas pessoas estão fazendo alguma coisa, trata-se da ação certa.


Consolidando este entendimento, Cialdini define: O princípio da aprovação social afirma que um meio importante (uma campanha eleitoral, em nosso exemplo) que as pessoas usam para decidir em que acreditar ou como agir numa situação é observar em que as outras pessoas estão acreditando ou o que estão fazendo. O princípio da aprovação social pode ser usado para estimular o consentimento de uma pessoa a um pedido (um voto), informando-se a ela que vários outros indivíduos (quanto mais melhor) estão concordando ou já concordaram com aquela solicitação.

A aprovação social é mais influente sob duas condições

A primeira é a incerteza. Quando as pessoas estão inseguras ou a situação é ambígua, elas têm maior tendência a prestar atenção nas ações dos outros e a aceitá-las como corretas. Em situações ambíguas, por exemplo, as decisões dos transeuntes de ajudar são mais influenciadas pelas ações dos demais do que quando a situação é uma emergência clara. A segunda condição sob a qual a aprovação social é mais influente é a semelhança: as estatísticas mostram claramente que as pessoas estão mais inclinadas a seguir a liderança de outras pessoas semelhantes. Sendo assim..

Como Usar na Campanha Eleitoral

Mas, será que funciona mesmo?

Bem, se você ainda esta em dúvida sobre o poder do princípio da estratégia da Aprovação Social, assista o vídeo abaixo: [su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=7mXg1LeMqUw&t=6s” height=”300″] Ou verifique o número de pessoas que curtiram os 3 últimos posts deste blog: Facebook Mais Visualizações Sem Impulsionar Check List Campanha Eleitoral Digital As 2 Estratégias Mais Eficientes Para Sua Campanha Eleitoral Digital

Este conteúdo ajudou você?

Deixe um comentário, no espaço abaixo,  com sua dúvida. Será um prazer responder sua pergunta!

9 Comentários


    1. Obrigado Alan!

      É fruto da experiência em campanhas atuais e passadas.

      Sucesso!

      Responder

  1. O baixo nível dos vereadores nestas eleições não permite contemplar o seu alto nível estratégico Anderson.
    Creio que com as restrições do TSE e mais umas 3 eleições, os candidatos vão começar a entender como se faz uma campanha eleitoral.
    Obrigada

    Responder

    1. Obrigado Camila!

      Realmente a falta de preparo dos candidatos e suas equipes é muito grande.

      É preciso muito trabalho e dedicação, antecipados, para se obter um resultado positivo.

      Fique em contato, sucesso!

      Responder

  2. tenho visto apenas o mesmo lixo antigo de se fazer campanha eleitoral…….candidatos toscos, ignorantes, sem nenhum tipo de contexto social e trabalho realizado em favor da sociaedade
    acredito que a mudança ainda vai demorar muito!!!!!

    Responder

    1. Olá Daniel,

      As campanhas eleitorais, neste ano de 2016, não tiveram nenhuma novidade significativa.

      Muitos pseudo “especialistas” e agências afirmaram que seria a vez do digital, redes sociais entre outros.

      Mas o que estamos vendo até agora é mais do mesmo.

      Continue acompanhando as dicas do blog

      Sucesso!

      Responder

  3. Olá Anderson,

    Parabéns pelo excelente conteúdo do seu blog!

    Estou acompanhando suas dicas desde o início e tem sido fundamental na coordenação de algumas campanhas que realizo.

    O seu conteúdo é diferenciado!

    Responder

    1. Obrigado Eva!

      Quanto mais difundirmos este conhecimento melhor.

      Continue acompanhando as dicas do blog.

      Sucesso!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.