Como Impulsionar Post, no Facebook, Durante a Campanha Eleitoral? É uma das principais preocupações dos candidatos, parlamentares e partidos políticos. O TSE liberou esse formato de fazer campanha eleitoral na internet. Mas você sabe como usar esse recurso e sair na frente dos adversários?
Como Impulsionar Post Durante a Campanha Eleitoral
É fato! Mais da metade dos domicílios brasileiros, 63,6% segundo pesquisa do IBGE, tem acesso a internet. E este dado impacta profundamente as Eleições deste ano.
Os brasileiros estão mais conectados e mais politizados do que nunca!
Eles produzem conteúdo, artigos em blogs, memes (um conceito de imagem, vídeos, gifs que se espalha via Internet) editam vídeos, possuem canais no youtube, páginas no facebook e grupos no whatsapp.
E a maioria dos candidatos, parlamentares e partidos políticos não conseguem acompanhar todo esse volume de conteúdo compartilhado na internet.
O medo é grande dessa força da população. Para se ter ideia, muitos políticos e até partidos deixam suas contas bloqueadas para comentários com receio de comentários, críticas ou ataques dos internautas.
E agora, a novidade dessas eleições será a permissão para impulsionar conteúdo (por exemplo, post no facebook) durante a campanha eleitoral.
Mas será que vai surtir algum efeito?
O que diz o TSE?
No site da Câmara dos Deputados foi publicado, dia 8 de janeiro de 2018, um post falando sobre a permissão de postagens pagas nas redes sociais. Note bem. Redes Sociais! No plural. Isso inclui, por exemplo, impulsionamento de conteúdo no Instagram, Twitter ou Linkedin. Já pensou?
E o site da Câmara dos Deputados vai além:
Pela lei (originada no PL 8612/17), entre as formas de impulsionamento de conteúdo, inclui-se também a priorização paga de conteúdos em mecanismos de buscas na internet, como Google e Yahoo.
Então isso significa que poderá ser usado, via Google Adwords:
- Links patrocinados
- Rede display
- Remarketing
- Youtube
Que são as principais formas de anúncio do Google. Opa! Você consegue imaginar as várias possibilidades de conexão com os eleitores que um candidato poderá usar durante a campanha eleitoral???
Se não, continue lendo até o final!
Regras sobre o impulsionamento de conteúdo
O impulsionamento de conteúdos deverá ser contratado diretamente com o provedor da aplicação de internet com sede e foro no País.
No dia da eleição, a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdos já publicados serão proibidos e considerados crime, permitindo-se apenas manter aquelas postagens já publicadas.
Os gastos com o impulsionamento de conteúdos terão de ser declarados na prestação de contas das campanhas, assim como já devem ser declarados custos com a criação de sítios na internet – o que já era permitido pela legislação.
Outras formas de propaganda eleitoral paga na internet, como em portais e sites de empresas, permanecem proibidas.
Ainda, segundo o site do TSE,
A propaganda eleitoral na Internet terá início no dia 16 de agosto de 2018
Estará autorizado o impulsionamento de conteúdos, desde que contratados exclusivamente por partidos, coligações e candidatos.
O que é impulsionamento de conteúdo?
No facebook, segundo suas diretrizes:
Ao criar publicações para a Página (FanPage) de um candidato no Facebook, algumas vezes você verá o botão azul Impulsionar publicação depois de publicá-las.
O botão Impulsionar publicação permite que você crie rapidamente um anúncio do Facebook com sua publicação.
Esse anúncio poderá ser exibido em diversos lugares no Facebook, e você poderá exibi-lo para um público (eleitores) formado pelas pessoas que você definir (segmentados por demandas, causas, projetos, propostas do candidato)
Impulsionar uma publicação na sua Página comercial é uma maneira fácil e rápida de exibir seu conteúdo para as pessoas que poderão se interessar.
Vantagens de se impulsionar conteúdo durante a campanha eleitoral
Impulsionar uma publicação pode ajudar a fazer com que mais pessoas (futuros eleitores) curtam, compartilhem e comentem nas publicações que o candidato criar. Vale lembrar que a relevância do conteúdo é muito importante neste momento. E não somente mensagens do tipo: “bom dia!”, “boa tarde!” entre outras.
As publicações impulsionadas são também uma maneira de alcançar novas pessoas provavelmente interessadas no conteúdo do candidato, mas que atualmente não o seguem no Facebook. Daí mais um motivo para se verificar o quão relevante o conteúdo (causas, projetos, propostas, demandas sociais) que o candidato divulga tem valor.
A publicação impulsionada pode conter um botão de chamada para ação, para fazer com que as pessoas realizem outras ações que são importantes para o candidato, como assistir ao vídeo, cadastrar-se para receber boletins informativos, enviar mensagem, entre outras.
São várias oportunidade para se conectar com os eleitores e estabelecer um relacionamento com eles até o dia da votação (7 de Outubro, primeiro turno)
Recursos das publicações impulsionadas
1.Direcionadas
As publicações direcionadas podem ser exibidas ao público da escolha do candidato (ideal para segmentar eleitores). Você pode definir um novo público com base em detalhes como localização, interesses e outros. Você pode também criar um Público Personalizado com base nos contatos que já tem ou um Público Semelhante com base nas pessoas que já mostraram interesse na Página do candidato
2.Diversos posicionamentos
3.Orçamento personalizável
4.Programação
5.Criativo do anúncio
Como fazer impulsionamento de post?
Siga os passos abaixo para impulsionar conteúdos durante a campanha eleitoral. Aproveite para fazer testes e criar mais oportunidades de conexão com o público alvo do candidato
1.Faça uma publicação na página do Facebook do candidato
2.Clique no botão azul “Impulsionar publicação”
3.Defina um objetivo
4.Defina um público
5.Defina orçamento e duração do anúncio
6.Defina o rastreamento de conversões
7.Defina a forma de pagamento
8.Clique no botão azul “Impulsionar”
Vídeo Aula Gratuita ⇓
Você pode assistir ao vídeo abaixo e conhecer mais detalhes e estratégias que eu pontuei sobre impulsionamento de conteúdo na campanha eleitoral.
Quer Saber Mais?
Deixe seu comentário no espaço abaixo.
Será um prazer responder você!
Link permanente
Adorei!!! já fiz o meu primeiro impulsionamento do post da minha candidata
estamos testando
obrigada!!!!
Link permanente
Legal Joana!
Mas lembre-se das regras para os impulsionamentos
No vídeo eu explico os vários detalhes para o candidato não ter problemas com o TSE
Obrigado pelo contato!
Continue acompanhando as dicas do blog
Sucesso na sua campanha eleitoral digital!
Link permanente
Anderson, eu como tutor da pagina do meu candidato,pois sou eu quem faz o gerenciamento da mesma,posso pela pagina dele contratar o impulsionamento??
Link permanente
Olá Roudinelle. Obrigado pela pergunta!
Sim! Como diz a lei:
Art. 57-C. É vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga na internet, excetuado o impulsionamento de conteúdos, desde que identificado de forma inequívoca como tal e contratado exclusivamente por partidos, coligações e candidatos e seus representantes.
Já fez sua inscrição no Canal Marketing Digital Eleitoral?
Segue o link >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
Link permanente
Mas como fica a prestação de conta? Se eu impulsionar com a minha conta, o pagamento será feito com os meus dados e não com os dados da campanha.
Link permanente
olá Suély,
obrigado pelo contato e desculpa a demora – estamos na correria com as campanhas!
vc não pode impulsionar com sua conta.
deve ser feito no cnpj do candidato e cadastro no facebook
vc ja faz parte da nossa lista VIP de dicas no whatsapp?
clique no link para participar >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
no canal do youtube tenho vários vídeos falando sobre estratégias para os últimos dias de campanha eleitoral na internet
clique no link para fazer sua inscrição >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
vejo vc lá?
Link permanente
Normalmente as contas bancárias eleitorais não tem cartão de crédito. E pagar os anúncios usando boleto não é legal.
Posso cadastrar minha conta bancária no paypal?
Link permanente
Pagamento de contas eleitorais é feito por boleto ou até nova decisão do TSE
Link permanente
Parabéns pelo artigo Anderson. Conteúdo bem completo e esclarecedor. Já trabalho com campanhas eleitorais a mais de 20 anos e percebo que a maioria dos consultores e coordenadores de marketing eleitoral estão por fora destas novas possibilidades oferecidas pela internet. Vejo que a internet é uma grande arma estratégia na campanha eleitoral mas para aqueles que tenham um legado (aprendi muito sobre isso nos seus vídeo no youtube). Estou acompanhando o seu trabalho a 1 mês. Parabéns pelo excelente conteúdo!
Link permanente
Obrigado Amaro!
O mercado esta carente por profissionais especializados em marketing digital eleitoral, e é um boa oportunidade para todos aqueles que desejam ser uma referência neste segmento.
Continue acompanhando as dicas do blog
Sucesso!
Link permanente
Pre candidatos que fizeram o impulsionamento em 2017, terão problema com TSE?
Link permanente
Alessandro,
Não, como escrito no artigo, é só seguir as regras
Obrigado pela participação
Link permanente
Anderson, eu posso na minha propria pagina impulsionar algo do meu candidato? No caso se eu faço na minha página, é por minha conta e ele n precisa prestar conta disso, correto?
Link permanente
Olá Yann,
obrigado pelo contato e desculpa a demora – estamos na correria com as campanhas!
você não pode impulsionar conteúdo do seu candidato em sua página, é um decisão do TSE
algumas pessoas que impulsionaram já foram multadas – vc pode conferir no próprio google
vc ja faz parte da nossa lista VIP de dicas no whatsapp?
clique no link para participar >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
no canal do youtube tenho vários vídeos falando sobre marketing digital eleitoral
clique no link para fazer sua inscrição >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
vejo vc lá?
Link permanente
Parabens querido ! Esse trabalho é muito bom para que possamos fazer um os candidatos.
Link permanente
Obrigado Marta!
E vem mais por ai!!!
Continue acompanhando as dicas do blog Marketing Digital Eleitoral
Link permanente
Usamos constantemente do impulsionamento de conteúdos de nosso parlamentar.
Em período eleitoral poderá ser um bom diferencial, vou continuar ligado as dicas.
Obrigado Anderson.
Link permanente
Obrigado Tiago!
Realmente, o impulsionamento de conteúdo, será um grande diferencial para aqueles que tiverem uma estratégia de conteúdo alinhada as necessidades dos eleitores.
Não baseado em promessas, mas no legado do candidato.
Continue acompanhando as dicas do blog!
Link permanente
Antenado, sempre trazendo as mais recentes regras com conteúdo fácil conciso e instrutivo! Sou sua fã!! Parabéns Anderson Alves!
Link permanente
Obrigado Andrea!
Continue acompanhando os próximos artigos.
Sucesso!
Link permanente
Aí nasce uma dúvida. O Facebook acabou de informar que vai limpar a página inicial privilegiando a interação entre pessoas, que FB é família e relacionamentos e tal. Posts patrocinados vão por sua vez entupir a timeline. Vão criar o mesmo efeito invisibilizador que a própria rede produz. Vale para as outras também. É muita gente precisando aparecer de uma vez. Será mesmo que é a melhor estratégia, ou aquela de longo prazo criando realacionamento baseado em conteúdo e interesse não seria melhor? – Excelente material informativo. Parabéns.
Link permanente
Obrigado pela pergunta Pedro!
Facebook faz parte de uma estratégia baseada em Funil do Voto (uma criação minha).
E NUNCA, deve ser usado para apoiar toda a comunicação e relacionamento em uma campanha eleitoral digital.
Mas como a maioria dos candidatos e pessoas que trabalham com eles desconhecem o conceito do Funil do Voto, se agarram as redes sociais como estratégia principal digital. O QUE É UM ERRO!
Por isso gravei um vídeo aonde explico sobre CAMPANHA ELEITORAL no FACEBOOK, COMO FAZER?
Você pode acessar o link >>> https://www.youtube.com/watch?v=2EIYELHuXJM
Vejo você lá!
Link permanente
Caro Anderson…pode ser criado um aplicativo para o candidato para ser baixado pelo eleitor?
Link permanente
Sim Carlos! É uma estratégia que ajuda muito.
Já fez sua inscrição no Canal Marketing Digital Eleitoral?
Segue o link >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
Link permanente
Anderson, bom dia!
Existem regras em relação as datas que podemos impulsionar? Vi q no dia da eleição é proibido, porém se a campanha for criada antes, não terá problemas. Confere?
Mas posso começar a impulsionar hoje até o dia 6?
Obrigado
Link permanente
Olá Arthur,
Obrigado pelo contato.
É permitido impulsionar, segundo o TSE, a partir do dia 16 de agosto
Você já fez a sua inscrição no canal de dicas no youtube?
Acesse o Link >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
Link permanente
Boa noite Anderson. Li / ouvi que seria necessário informar quem está patrocinando / impulsionando os posts. Certo? Explico: eu administro a página do meu candidato. Posso impulsionar a partir da minha conta de pagamento (Cartão de crédito)?
Link permanente
oi Márcio,
obrigado pelo contato e desculpa a demora – estamos na correria com as campanhas!
vc não pode pagar os impulsionamentos do candidato com seu cartão
o candidato deve cadastrar o cnpj no facebook e pode pagar via paypal ou boleto
para prestar conta, o facebook sempre envia um relatório dos gastos e tipo uma “nota fiscal”
vc ja faz parte da nossa lista VIP de dicas no whatsapp?
clique no link para participar >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
no canal do youtube tenho vários vídeos falando sobre estratégias para os últimos dias de campanha eleitoral na internet
clique no link para fazer sua inscrição >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
vejo vc lá?
Link permanente
Boa tarde! Minha dúvida é o seguinte: preciso impulsionar o post do meu candidato mas para ele prestar contas vai precisar de Nota Fiscal, e como consigo pelo Facebook?
Link permanente
olá Tatiane,
obrigado pelo contato e desculpa a demora – estamos na correria com as campanhas!
o candidato deve cadastrar o cnpj no facebook e dai pode pagar via paypal ou boleto
para prestar conta, o facebook sempre envia um relatório dos gastos e tipo uma “nota fiscal”
vc ja faz parte da nossa lista VIP de dicas no whatsapp?
clique no link para participar >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
no canal do youtube tenho vários vídeos falando sobre estratégias para os últimos dias de campanha eleitoral na internet
clique no link para fazer sua inscrição >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
vejo vc lá?
Link permanente
Olá, Anderson,
Minha dúvida é relacionada à prestação de contas do impulsionamento. Pago meus impulsionamentos pelo cartão de crédito, mas as contas de campanha devem ser pagas através de cheque da conta de campanha,juntando-se a nota fiscal, então como se resolve este problema?
Link permanente
oi Geraldo,
obrigado pelo contato e desculpa a demora – estamos na correria com as campanhas!
vc não pode pagar os impulsionamentos do candidato
o candidato deve cadastrar o cnpj no facebook e pode pagar via paypal ou boleto
para prestar conta, o facebook sempre envia um relatório dos gastos e tipo uma “nota fiscal”
vc ja faz parte da nossa lista VIP de dicas no whatsapp?
clique no link para participar >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
no canal do youtube tenho vários vídeos falando sobre estratégias para os últimos dias de campanha eleitoral na internet
clique no link para fazer sua inscrição >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
vejo vc lá?
Link permanente
Olá! Estou com uma dúvida a respeito do patrocínio. Há alguma implicação se eu, por ex, que sou a social media voluntária da campanha, usar um cartao de credito meu na conta de anúncios? Ou posso usar um cartão de crédito pessoa fisica do meu candidato? Visto que ele não tem cartão de credito na conta da campanha.
Muito obrigada!
Link permanente
olá Gabrielle,
obrigado pelo contato e desculpa a demora – estamos na correria com as campanhas!
vc não pode usar seu cartão, neste caso o candidato pode usar paypal ou boleto
vc ja faz parte da nossa lista VIP de dicas no whatsapp?
clique no link para participar >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
no canal do youtube tenho vários vídeos falando sobre estratégias para os últimos dias de campanha eleitoral na internet
clique no link para fazer sua inscrição >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
vejo vc lá?
Link permanente
Boa tarde, tudo bem ?
Gostaria de saber se o impulsionamento para pré candidato tem algum passo diferente. Ou posso impulsionar a publicação normal ?
Link permanente
oi Paulo,
obrigado pelo contato e desculpa a demora – estamos na correria com as campanhas!
vc deve cadastrar o cnpj do candidato no facebook, para poder impulsionar
acesse este link para saber como >>> https://marketingdigitaleleitoral.com/impulsionar-conteudo-campanha-eleitoral/
vc ja faz parte da nossa lista VIP de dicas no whatsapp?
clique no link para participar >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
no canal do youtube tenho vários vídeos falando sobre estratégias para os últimos dias de campanha eleitoral na internet
clique no link para fazer sua inscrição >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
vejo vc lá?
Link permanente
Eis que surge uma questão…como prestar contas depois da campanha desses impulsionamentos????
Link permanente
olá Andressa,
obrigado pelo contato e desculpa a demora – estamos na correria com as campanhas!
é fácil, o facebook sempre envia um relatório do que foi gasto e um tipo de “nota fiscal”
vc ja faz parte da nossa lista VIP de dicas no whatsapp?
clique no link para participar >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
no canal do youtube tenho vários vídeos falando sobre estratégias para os últimos dias de campanha eleitoral na internet
clique no link para fazer sua inscrição >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
vejo vc lá?
Link permanente
Muito legal o post!
Só ficou uma dúvida: por exemplo, eu quero impulsionar uma publicação na página de meu partido em nível municipal. Tanto do candidato aos executivos quanto dos candidatos aos legislativos. Todo o conteúdo, assim como a verba, a página e divulgação seriam na página municipal. Como fica isso com relação ao TSE? Tem que estar também na prestação de contas da candidatura ou apenas na do diretório municipal do partido?
Muito obrigado.
Link permanente
oi Guilherme,
obrigado pelo contato e desculpa a demora – estamos na correria com as campanhas!
o melhor a ser feito é fazer os impulsionamentos na conta/cnpj de cada candidato – até mesmo para facilitar a prestação de contas
vc ja faz parte da nossa lista VIP de dicas no whatsapp?
clique no link para participar >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
no canal do youtube tenho vários vídeos falando sobre estratégias para os últimos dias de campanha eleitoral na internet
clique no link para fazer sua inscrição >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
vejo vc lá?
Link permanente
Minha dúvida é em relação ao pagamento. Esse pagamento deve, obrigatoriamente, ser feito pela conta corrente do candidato, a conta em que ele pode receber verbas do partido ou doações. Ou o pagamento poderia ser feito pela minha conta, por exemplo, já que sou administrador da página e não postamos apenas conteúdo político.
Link permanente
Olá Valdir,
obrigado pelo contato e desculpa a demora – estamos na correria com as campanhas!
o pagamento não pode ser feito pela sua conta – deve estar na conta/cnpj do candidato
vc ja faz parte da nossa lista VIP de dicas no whatsapp?
clique no link para participar >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
no canal do youtube tenho vários vídeos falando sobre estratégias para os últimos dias de campanha eleitoral na internet
clique no link para fazer sua inscrição >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
vejo vc lá?
Link permanente
Primeiro quero te dar os parabéns Anderson Alves… é um dos únicos que realmente ensina o que deve ser feito!
Minha dúvida é a seguinte… Possuo o meu gerenciador de negócios do Facebook e já possuo o acesso como administrador das redes sociais de meu candidato e criei uma conta de anúncios em nome do candidato e gostaria de saber como podemos fazer o pagamento dos impulsionamento sem gerar problemas com o TSE, haja vista que eu pagava com cartão de crédito pré-pago meus anúncios e de outros clientes. Podemos recarregar meu cartão pré-pago com a verba do candidato e anunciar em sua conta de anúncios?
Link permanente
oi Rafael,
obrigado pelo contato e desculpa a demora – estamos na correria com as campanhas!
vc deve pagar o boleto da conta/cnpj do candidato e não pela sua empresa
vc ja faz parte da nossa lista VIP de dicas no whatsapp?
clique no link para participar >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
no canal do youtube tenho vários vídeos falando sobre estratégias para os últimos dias de campanha eleitoral na internet
clique no link para fazer sua inscrição >>> http://bit.ly/Canal_MKT_Eleitoral
vejo vc lá?
Link permanente
Preciso urgente de alguém com bastante conhecimento de Marketing Digital Eleitoral, para alavancar a minha campanha para Deputado Federal por Minas Gerais. Alguém se habilita?
Link permanente
Lino, entre em contato conosco via e-mail ou whatsapp ok?
Link permanente
Ainda tenho uma duvida .
Se o candidato já uma pagina, é normal que ela não seja cadastrada no cnpj da campanha, pois n havia criado. Vejo muitos candidatos usando paginas . Como fazer isso uma vez que pode colocar o cnpj depois?
Link permanente
Siqueira, acesse o link abaixo para saber como funciona
https://marketingdigitaleleitoral.com/impulsionar-conteudo-campanha-eleitoral/
Link permanente
Muito bom seu conteúdo, me deu oportunidade de
aprender algo novo. Eu ainda preciso me aprofundar em
tráfego pago. Me visite também se você se sentir a
vontade para isto.
Link permanente
Legal Rubens!
Agora é só seguir em frente!
Já conhece a nossa plataforma de treinamento Academia Inovação Política?
Acesse o Link >>> https://inovacaopolitica.com.br/